O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran Ribeirão Preto) faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é responsável no estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por normatização própria.

São competências do Detran promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos.

Detran Ribeirão Preto

Além disso, o órgão produz estatísticas de trânsito e gerencia a autuação e a arrecadação de multas.

O objetivo do órgão é realizar todas essas atividades com qualidade, eficiência e transparência, contribuindo para a defesa da vida e da cidadania.

O Detran conta com unidades de atendimento em todos os municípios do estado. São 336 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), 309 Seções de Trânsito, além dos postos fixos de atendimento do Poupatempo. Possui, ainda, unidades regionais de acompanhamento e controle e uma estrutura de coordenação e normatização, localizada na capital do estado.

O projeto consiste em uma iniciativa de reestruturação administrativa e funcional do órgão executivo central de trânsito do estado com objetivo de se alcançar uma mudança significativa na sua relação com os cidadãos, com sua estrutura descentralizada, com as empresas prestadoras privadas de serviços e com os Municípios. Está sendo realizado um amplo trabalho de revisão e simplificação dos serviços do Detran.SP com a prioridade de facilitar a vida do cidadão paulista. A implementação do projeto tem como foco principal levar ao cidadão paulista o mesmo padrão de atendimento do Poupatempo.

O trabalho tem como base a revisão e desburocratização de processos da organização, o uso de tecnologia para simplificar, padronizar e agilizar a prestação de serviços, a ampliação da realização desses serviços por meio dos Postos Poupatempo, a transparência e igualdade de atendimento aos usuários dos serviços do Detran.SP, e a disponibilização de informações claras e corretas ao cidadão.

Além disso, serão estabelecidas iniciativas de valorização e capacitação dos servidores, novas unidades de atendimento, novos canais de comunicação com o cidadão e de relacionamento com os parceiros, e investimentos em programas de Educação para o Trânsito. Os beneficiários desse projeto são os cidadãos que buscam os serviços do Detran.SP, os servidores e parceiros do órgão, e a sociedade paulista como um todo.

O projeto prevê os seguintes impactos: propiciar ao cidadão o mesmo padrão de atendimento dos Postos Poupatempo no Detran.SP; a Liberação de mais de 1300 Delegados e Policiais até então dedicados exclusiva ou parcialmente às atividades de trânsito; simplificação dos serviços do Detran.SP; oferecer maior agilidade e conveniência ao usuário na prestação dos serviços; diminuição das infrações e acidentes no trânsito; formar cidadãos mais conscientes no trânsito; melhorar a comunicação com o cidadão; ampliar a satisfação do usuário em relação aos serviços do órgão.

Detran Ribeirão Preto Transferência de Veículos

Para Transferência de Veiculos acesse o site ou entre em contato via telefone.

Detran Ribeirão Preto Multas

Para ver suas multas e débitos acesse o site.

  • Consulte as multas, débitos e confira os dados completos de seu veículo
  • Consulte as notificações de autuação do Detran.SP
  • Solicite ou acompanhe sua defesa pelo site
  • 2ª via de multas para veículos registrados em São Paulo
  • 2ª via de multas para veículos registrados em outro estado
  • Informações sobre o pagamento de multas
  • Microfilmagem de multas/Detran

Detran Ribeirão Preto IPVA

São diversos os proprietários de veículos que ficam com dúvidas quando têm de pagar o IPVA.
Apesar de essas dúvidas serem mais justificáveis quando é o primeiro automóvel ou quando se muda de Estado, qualquer um pode precisar consultar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para esclarecimentos e aqui serão mostradas as maneiras de consultar o imposto em 2019.

Como funciona o IPVA SP





A Secretaria da Fazenda de São Paulo é quem emite o imposto e ele é para todos os veículos, sejam eles 0 Km ou não e para motocicletas também.
O município no qual a pessoa mora fica com 40% desse imposto, além de o Estado ficar com a mesma quantidade e o FUNDEB, que é um fundo para educação básica do país, ficar com 20%.
Os motoristas de São Paulo precisam confirmar com o DETRAN ou com a Sefaz os seus dados pessoais e também do seu automóvel, lembrando se tratar da transferência de dono, se ele for vendido, para que não continue respondendo por esse imposto.

Como fazer a consulta do IPVA SP

Os cidadãos que têm de transferir nome dos veículos ou que precisam de acertos relacionados ao IPVA em São Paulo podem colocar “DETRAN” e o seu município em qualquer buscador e agendar um atendimento.
Eles também acham o endereço da Secretaria da Fazenda de São Paulo usando o site do governo estadual.
Normalmente, a pessoa precisa atualizar cadastro até o final do ano para que, no janeiro seguinte, a cobrança já esteja direcionada ao dono correto e com os valores certos.

Pagar IPVA SP atrasado

O imposto de 2018, certamente, já foi pago pela maioria dos paulistas: para os que resolvem parcelar o IPVA, o esperado é que ele seja quitado até o mês de junho.
Entretanto, aqueles que ainda têm qualquer pendência a respeito do imposto, como parcelas que não foram pagas, precisam tratar com a Secretaria da Fazenda.
Além de ser possível que a justiça apreenda o automóvel, esse tipo de atraso pode se transformar em uma dívida expressiva se for somado ao imposto do ano seguinte.

Como fazer o pagamento do IPVA SP

Para a requisição do IPVA em caso de veículo novo, as pessoas têm de acessar http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.
Para os veículos usados, usa o sistema acima ou a Internet, o guichê do DETRAN, o débito agendado, o autoatendimento ou as lotéricas.
Uma curiosidade com relação ao imposto deste ano é que ele foi um pouco mais barato: os proprietários pagaram 3,5% a menos.
Porém, os valores para o próximo ano ainda podem não estar determinados: o Departamento Estadual de Trânsito e a Sefaz devem anunciar as porcentagens a partir de novembro.

Licenciamento de veículos SP

Assim como o IPVA, os proprietários de automóvel no país também precisam pagar licenciamento anual
Essa é uma cobrança intermediada pelo DETRAN e pela Sefaz, assim como o IPVA, e o fato de ele estar atrasado coloca em risco a posse do veículo: se o licenciamento está pendente, é normal que o governo entenda que ele não está adequado para seguir rodando e, por isso, que ele seja apreendido.
Os que ainda não quitaram o licenciamento do ano anterior, mas ainda estão com o seu veículo, têm de pagá-lo rapidamente e impedir que o valor do ano corrente seja somado a esse.

Como fazer a consulta de débitos do IPVA SP

Normalmente, os proprietários pagam o licenciamento ou o IPVA e não pensam nesses dois impostos até o ano seguinte.
Entretanto, é importante que a consulta de débito seja impressa para que o cidadão esteja certo de que o seu licenciamento e IPVA foram recebidos.
Costuma-se imprimir essa consulta quando se quer vender o veículo: é exigido que se tenha um panorama da regularidade ou não deste e o pagamento de impostos faz parte dele.
Porém, não é necessário que esteja sendo feita uma venda para fazer a consulta do IPVA: é só usar o site do DETRAN do município.

Valor IPVA SP

As unidades federativas apresentam um valor diferente para o seu IPVA, além de esse valor ser baseado no preço do veículo.
É por causa disso que muitos não desejam uma moto ou um carro muito caros: porque o custo do IPVA também será maior.
Para saber quanto pagarão nesse imposto no Estado de São Paulo, deve-se acessar a página do DETRAN SP e inserir todos os dados que forem pedidos: normalmente, é a placa e o número RENAVAM.

Horário de Funcionamento Detran Ribeirão Preto

  • Segunda a sexta das 8h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Detran Ribeirão Preto

  • Av. Independência, 2950 – Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto – SP
  • Telefone: (11) 3322-3333

Outras informações e site

Mapa de localização