Ribeirão Preto inaugura primeira unidade de perícia médica do interior de SP

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) abriu, nesta terça-feira (6), em Ribeirão Preto (SP), sua primeira unidade no interior do Estado de São Paulo. Com a inauguração, quem mora no município pode realizar perícias médicas solicitadas pela Justiça sem precisar ir a São Paulo e em tempo reduzido.

A expectativa é de que a espera pela avaliação médica, aplicada para atestar problemas de saúde e lesões corporais, fique menor para quem for atendido no núcleo regional de Ribeirão. Em vez de três meses, quando a única alternativa era fazer a perícia na capital paulista, o tempo deve cair para 30 dias.





A primeira unidade do Imesc fora de São Paulo espera realizar uma média de 120 atendimentos por mês. O fácil acesso pelas rodovias e a grande demanda de atendimento foram alguns dos fatores para a escolha de Ribeirão Preto. Somente em 2012, mais de duas mil solicitações de perícia foram feitas na cidade.

A expectativa é de que o serviço seja ampliado para mais 45 cidades da região até o meio do ano que vem. “Quando entender necessária uma realização de perícia, o juiz oficiará para Ribeirão Preto e a perícia será realizada aqui”, disse o diretor do Fórum, Sylvio Ribeiro de Souza Neto.

A unidade atenderá casos de lesões causadas por acidentes, pedidos de custeio de remédio de alto custo e verificações de idade para emissão de documentos. “Inicialmente, serão apenas esses tipos de perícias”, disse a diretora do Departamento de Perícias, Regina Messina. Segundo ela, casos de litígio médico continuarão sendo encaminhados para São Paulo.

Fonte: G1





Deixe seu comentário