OSRP - Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

OSRP - Orquestra Sinfônica de Ribeirão PretoA OSRP - Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é uma das mais importantes e tradicionais orquestras do interior do Brasil.

Fundada em 1938, por Marx Bartsch, a OSRP é a segunda orquestra sinfônica profissional mais antiga em atividade no Brasil. Já se apresentou nas mais diversas salas de concerto do Brasil (Sala São Paulo e Theatro Municipal de São Paulo).


Seu principal palco para a apresentação tanto de concertos como de óperas tem sido o Theatro Pedro II em Ribeirão Preto.

História

Há 74 anos, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) conta uma história de devoção e amor à música. Desde que foi fundada em 22 de maio de 1938 pelo alemão Marx Bartsch, vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.

OSRP - Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto Bem cultural da cidade de Ribeirão Preto, a OSRP fez e ainda faz história: é a segunda orquestra mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta.

Já são mais de 1.200 concertos oficiais realizados, com apresentações pelas séries “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros renomados mundialmente, e “Juventude Tem Concerto” que realiza gratuitamente concertos interativos dirigidos a crianças e jovens.

A OSRP é uma orquestra de ópera com participação em montagens como Madame Butterfly (Puccini), La Traviatta e Rigoletto (Verdi), Cavalleria Rusticana (Mascagni) e La Bohème (Puccini). E tem se apresentado em importantes eventos culturais, como o “Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”; a série “In Concert” do clube A Hebraica de São Paulo; o “Ano Chopin no Brasil”, a “Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto”, e ocasiões como aniversários de municípios, inaugurações de teatros, dentre outras.

A OSRP tem a Escola de Canto Coral, com 120 alunos e três coros – Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil – que se apresentam em concertos da OSRP, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, e em catedrais, clubes, praças etc.

OSRP - Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto Além disso, a orquestra ribeirão-pretana tem o Arquivo Histórico, que guarda documentos desde o início do século passado que contam a história da música e da vida cultural da cidade.

Já gravou quatro CDs: “Mozart e Beethoven”, “Coletânea” de obras consagradas do repertório sinfonico, “Jobim Sinfônico – do violão à orquestra” e “Clássicos Natalinos”, este lançado em dezembro de 2011 com participação dos três coros.

Com intenso trabalho social, a OSRP participa do projeto socioeducativo da Instituição Aparecido Savegnago de Sertãozinho-SP, ministrando aulas para jovens e crianças, e desenvolve o projeto “Tocando a Vida” com aulas de canto, música e instrumentos musicais para comunidades carentes em Ribeirão Preto e região, com telefones no EncontraRibeirãoPreto e localização dos estabelecimentos.

É uma orquestra itinerante, com apresentações variadas em muitas cidades brasileiras.
É administrada por entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela gestão e manutenção da OSRP – a Associação Musical de Ribeirão Preto – que conta com parcerias desenvolvidas junto às iniciativas pública e privada por meio de projetos de Lei Rouanet e contribuição de patronos e sócios.

 

OSRP - Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Álvares Cabral, 370 - Cidade Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3610-8932

Site Oficial: www.osrp.org.br



  Sobre o EncontraRibeirãoPreto
Fale com EncontraRibeirãoPreto
Anuncie no EncontraRibeirãoPreto
Cadastre sua Empresa no EncontraRibeirãoPreto (grátis)



Termos EncontraRibeirãoPreto | Privacidade EncontraRibeirãoPreto


Bandeira de Ribeirão Preto