Ação revitalizará locais históricos de distrito de Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) apresentou na última sexta-feira (22) um plano de diretrizes urbanas que alia revitalização e preservação histórica do distrito de Bonfim Paulista.

Entre as propostas está a valorização dos espaços para pedestres –integrando praças e áreas comerciais–, remodelação das vias, criação de centro cívico para apoio às atividades coletivas e a criação de um terminal de ônibus urbano.

Também prevê a formação de um espaço para atividades esportivas e a criação de parques com ciclovias.

De acordo com a secretária da Cultura, Adriana Silva, trata-se um projeto inicial, elaborado por um grupo de profissionais, que recebeu apoio da Alphaville Urbanismo. A empresa está construindo um condomínio no local.





A secretária afirmou que o projeto está na primeira fase e que haverá mudanças com participação dos moradores do distrito e de especialistas.

De acordo com ela, depois de pronto, o plano entrará em fase de execução, com a captação de recursos privados e públicos.

Uma alternativa é exigir contrapartidas de empreendimentos residenciais previstos para serem viabilizados no distrito, que é uma valorizada área de expansão urbana de Ribeirão.

“Com um projeto pronto, podemos exigir determinadas intervenções”, afirmou.

Entre os objetivos do projeto está a preservação da igreja da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim e das edificações históricas da rua Felisberto Almada, a principal do distrito.

Fonte: Folha de São Paulo





Deixe seu comentário