Câmara de Ribeirão vota licitação do transporte nesta terça-feira

A Câmara Municipal da cidade de Ribeirão Preto vai votar nesta terça-feira (30), em segunda discussão, a lei que autoriza a abertura de um novo projeto de licitação para o transporte coletivo na cidade. Segundo o presidente da Câmara, Nicanor Lopes (PSDB), o projeto será votado hoje (30) porque o prazo de 45 dias para tramitação já acabou. Na primeira votação, no dia 16, a proposta foi aprovada.

No edital da nova licitação consta a construção de dois terminais de passageiros no centro da cidade, sendo um na região do quadrilátero central e outro próximo à rodoviária. Além dos terminais, o edital prevê uma frota de 394 ônibus (atualmente a frota é de 346), 25 micro-ônibus e mais nove linhas para atender aos bairros novos.

A proposta prevê também a instalação de nove miniterminais nos bairros, que servirão para a conexão de passageiros entre linhas. Todos os veículos e terminais deverão ter sistema de câmera e rádios comunicadores.





O transporte público em Ribeirão é uma das principais queixas da população. A prefeita Dárcy Vera (DEM) confirmou nesta segunda-feira (29) a saída do superintendente da Transerp, Willian Latuf, da Secretaria de Governo. Segundo Dárcy, Latuf deve ficar apenas com seu cargo na Transerp. A justificativa para a saída é que o secretário deve priorizar a licitação do transporte coletivo. A prefeita disse que ainda não sabe quem assumirá a pasta.

Secretaria de Trânsito e Transporte

A prefeitura visa criar, futuramente, uma Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e municipalizar a Transerp. Segundo o Ministério Público, a Transerp não é uma empresa totalmente pública, ou seja, é de economia mista e por isso está impossibilitada de aplicar multas.

O superintendente da Transerp pretende tornar a empresa 100% pública por meio de doações de ações da empresa para a prefeitura. Segundo Latuf, 48 dos 59 acionistas da empresa já concordaram em transferir suas ações . Entre os doadores estão os ex-prefeitos Antônio Palocci Filho (PT) e Welson Gasparini (PSDB).

Fonte: Ribeirão Preto Online





Deixe seu comentário