Dárcy Vera é reeleita prefeita de Ribeirão Preto no segundo turno

Dárcy Vera (PSD) foi reeleita no último domingo (28), no segundo turno, prefeita de Ribeirão Preto (SP). Segundo a Justiça Eleitoral, às 19h05 com 97% das urnas apuradas, Dárcy recebeu 151.828 votos, o que equivale a 52,19% do total de votos válidos, o suficiente para garantir o cargo.

“Estou muito feliz. Quero agradecer a Deus pela oportunidade. Agradecer a população de Ribeirão, aqueles que confiaram em mim. Quero cumprimentar o meu adversario pela forma democrática que foi feita essa eleição. Amanhã cedo terei muito trabalho pela frente, quero corresponder a essa votação”, afirmou a prefeita reeleita.

O deputado federal Duarte Nogueira(PSDB) ficou em segundo lugar. No mesmo horário ele estava com 139.094 votos, o que corresponde a 47,81% dos votos válidos.

A atual prefeita começou a disputa aparecendo em segundo lugar na primeira pesquisa divulgada pelo Ibope no primeiro turno, ficando atrás de Nogueira. Logo após ela ultrapassou o candidato tucano e desde então liderou a corrida eleitoral nas demais pesquisas.

Darcy foi a primeira mulher a assumir a Prefeitura municipal de Ribeirão Preto – em 2008 – e agora consegue um outro feito: nunca um prefeito conseguiu se reeleger na cidade desde 2000, quando a reeleição passou a ser permitida no pleito municipal.

Biografia
Filha de trabalhadores rurais e nascida em Indiaporã (SP), Dárcy é formada em jornalismo, foi radialista e tem 44 anos. Casada e mãe de quatro filhos, se tornou primeira vereadora suplente em 1992 com 1.588 votos e assumiu o cargo em 1995.

Foi reeleita no Legislativo em 1996 e em 2000. Assumiu o quarto mandato em 2004 com 27.787 votos, se tornando a vereadora mais votada da história de Ribeirão Preto.

Em 2006 ela foi eleita deputada estadual com 140.712 votos, a mulher mais votada do País. Em 2008, Dárcy foi eleita no primeiro turno a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita de Ribeirão Preto com 154.793votos.





Campanha
Durante a campanha, Dárcy enfrentou críticas de todos os candidatos sobre problemas no abastecimento de água no município, no atendimento da saúde e sua grande coligação formada por 16 partidos.

Algumas críticas foram consideradas “ataques pessoais” pela atual prefeita, como a insinuação, por parte de Fernando Chiarelli (PT do B), de que Dárcy teria envolvimento em um suposto esquema de venda ilegal de casas populares no município. A acusação fez com que a Justiça, após pedido da candidata, tirasse tempo do horário eleitoral de Chiarelli como direito de resposta.

Um pouco desapontada por não ter vencido no primeiro turno, Dárcy recebeu no segundo turno o apoio do PT e contou com aparições da presidenta Dilma em sua campanha no horário eleitoral. Nos debates foi enfática em criticar seu oponente, o acusando de não enviar verbas para Ribeirão Preto e de que ele não conhece a cidade, além de culpar a administração de Geraldo Alckmin (PSDB) pela onda de violência em que o município se encontra.

Propostas
Dentre as principais propostas de Dárcy estão a criação da primeira clínica municipal para tratamento de dependentes químicos com 40 leitos, reformas de escolas para crianças de 5 meses a 3 anos e construção de 10 creches e a implantação do novo sistema do transporte público. Na saúde a promessa é a construção de mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a contratação de mais médicos. Para solucionar a falta de água o plano é reformar os reservatórios, poços e trocar a tubulação de distribuição da água para evitar o desperdício e expandir a rede adutora.

A coligação “Seguindo em Frente” de Dárcy Vera, além do seu partido, o PSD, contou com o apoio das legendas: PRB, PC do B, PDT, PHS, PMDB, PP, PPS, PR, PRP, PRTB, PSB, PSC, PSDC, PTN e PSL.

Resultado completo da eleição para Prefeito de Ribeirão Preto:
Votos apurados: 326.874
Votos Válidos: 298.781 (91,41%)

Dárcy Vera (PSD): 155.265 (51,97%)
Duarte Nogueira Júnior (PSDB): 143.516 (48,03%)

Brancos: 8.031 (2,46%)
Nulos: 20.062 (6,14%)
Abstenção: 92.561 (22,07%)

Fonte: G1





Deixe seu comentário