Em 2 anos, Lei Antifumo multa 27 na região de Ribeirão Preto

A Lei Antifumo completa dois anos em vigor no interior de São Paulo neste domingo (7). Na região da cidade Ribeirão Preto, 27 estabelecimentos comerciais já foram autuados pelas equipes de fiscalização da Secretaria de Saúde do estado. A multa para cada estabelecimento é de R$ 872,50.

De acordo com dados do Departamento Regional de Saúde (DRS XIII), que abrange 23 cidades, foram mais de 33 mil inspeções

“Ribeirão está melhor do que a média estadual graças ao apoio da população e ao trabalho sério que a vigilância sanitária da região vem executando. Nestes dois anos foram realizadas 33.192 fiscalizações com apenas 27 estabelecimentos autuados, isto significa uma observância da lei por 99,9% dos estabelecimentos enquanto a média do Estado é 99,7%”, comemora a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Maria Cristina Megid.

Nenhum estabelecimento da região teve de ser fechado por conta de infrações. Isso acontece quando um mesmo estabelecimento é autuado três vezes. Neste caso o estabelecimento precisa ficar fechado por 48 horas.





Em todo o estado de São Paulo, dois estabelecimentos foram interditados: um em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, e outro na zona Norte da Capital.

“Os números (99,7% de estabelecimentos inspecionados adequados à Lei) comprovam que o objetivo de proteger o fumante passivo dos males que o cigarro causam está sendo atingido”, afirma Maria Cristina.

Ideia aprovada

Até donos de casas norturnas, que tiveram que gastar para criar espaços para os fumantes, aprovam a lei que barra os cigarros.

“Foi melhor para todo mundo. Não sei quantificar se por causa disso ganhei clientes, mas não perdi e vejo todos satisfeitos”, diz Alexandre Zanin, proprietário do Vila Dionísio.

“Tive um custo adicional para criar a parte externa e colocar seguranças, mas a lei foi maravilhosa”, diz Fábio Antunes, um dos proprietários do Cinema D.

Fonte: Jornal A Cidade





Deixe seu comentário