Ministério da Saúde coloca Ribeirão Preto em situação de alerta para a dengue

A cidade Ribeirão Preto está na lista do Ministério da Saúde de cidades com situação de risco de epidemia de dengue. O município é o único da região que não obteve índice satisfatório pelo Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti).

O estudo identifica os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. O índice de Ribeirão foi de 1,9, ou seja, de cada cem imóveis visitados por agentes da prefeitura, em quase dois foram encontradas larvas do mosquito. Em 2010, o índice foi de 1,8.





Municípios com taxas entre 1 a 3,9 são consideradas em situação de alerta. Quando o índice é 4 ou maior é considerado risco de surto. Abaixo de 1 é considerado satisfatório.

Ribeirão Preto teve sua pior epidemia de dengue da história em 2010, com quase 30 mil doentes e 9 mortes. Um levantamento feito até 20 de novembro deste ano mostra que a cidade registra 19,2 mil casos e 12 mortes. O índice de letalidade da dengue este ano chega a 6,3%.

O Ministério da Saúde vai liberar um incentivo financeiro a 989 municípios para a qualificação das ações de prevenção e controle da doença e o monitoramento da situação epidemiológica pelas redes sociais.

Ribeirão está nessa lista e receberá R$ 348,56 mil, valor referente a 20% da verba de R$ 1,742 milhão repassada anualmente pela pasta. Ribeirão apresenta 19,37% das ocorrências de dengue no Estado.

Fonte: 





Deixe seu comentário