Peixes tentam respirar em superfície de córrego em Ribeirão Preto

Afetados por uma possível baixa na oxigenação de um córrego de Ribeirão Preto (SP),  peixes foram vistos na última terça-feira (27) utilizando a superfície das águas para conseguir respirar. O comportamento anormal do cardume de tilápias foi registrado no Retiro Saudoso, curso d’água que fica na Avenida Maurílio Biagi.

Segundo o biólogo Alex Luiz de Andrade Melo, da Universidade de Franca (Unifran) e da Faculdade São Luiz de Jaboticabal, a baixa oxigenação da água pode levar à mortandade de peixes. De acordo com o especialista, o fenômeno está ligado ao aumento da carga orgânica da água, o que é provocado pela baixa circulação hídrica e pelo descarte excessivo de esgoto.





“O comportamento está relacionado à redução do oxigênio disponível. O peixe está buscando oxigênio na camada superficial, onde sempre haverá oxigênio, por mais poluído que o ambiente esteja”, disse ao G1.

Cetesb
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) informou que, após vistoria de rotina feita no córrego, nada de anormal foi detectado. Segundo o órgão, não foram encontrados peixes mortos no local. Uma amostra de água coletada no Retiro Saudoso será encaminhada para análise. As tilápias aos poucos se deslocaram para outro trecho do córrego, segundo a Cetesb.

Fonte: G1





Deixe seu comentário