Ribeirão testa muretas da Stock Car para evitar acidentes em córrego

Com objetivo de evitar que veículos caiam no córrego Retiro Saudoso em Ribeirão Preto(SP), muretas de concreto utilizadas nas provas da Stock Car estão sendo colocadas provisoriamente em pontos estratégicos da Avenida Maurílio Biagi. Na manhã desta segunda-feira (1º), funcionários trabalhavam no retorno próximo à Avenida Leão XIII, primeiro trecho a receber as placas.

Para o engenheiro civil especialista em transportes, Luimar Heck Paes Leme, a alternativa encontrada pela Prefeitura pode não ser suficiente para evitar os acidentes. “Em tese, seria perigoso para quem vem atrás, porque o carro bate e é redirecionado para a pista. Em caso de caminhões, a tendência é que eles tombem”, afirmou.





Segundo Leme, a principal solução é orientar os motoristas a cumprir a velocidade máxima da via por meio de radares e semáforos. “A proteção é paliativa quando não se consegue educar os motoristas.”

Acidentes
Em janeiro deste ano, um homem morreu quando dois carros caíram no Retiro Saudoso, em menos de duas horas. Em oito meses, pelo menos 12 acidentes desse tipo foram registrados nesse córrego da cidade.

Segundo o secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, a alternativa deve ser aplicada em outros trechos considerados perigosos. “Essas peças estão paradas e estão dentro das normas de trânsito, então resolvemos testá-las. Caso fique comprovado que evitam o risco de acidentes, providenciamos outras para a Stock Car.”

Fonte: G1





Deixe seu comentário